domingo, 11 de abril de 2010

PROJETO DA TURMA DA MÔNICA
2º ano

Duração: Anual
Área do conhecimento: Português
Interface: Geografia, história, matemática, ciências, educação física
Justificativa: “o ato de ouvir e contar histórias está, quase sempre, presente nas nossas vidas: desde que nascemos, aprendemos por meio de experiências concretas das quais participamos, mas também através daquelas experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros nos contam. Todos temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos...” (Gládis E. Kaecher)
Objetivo didático:

Expectativas de aprendizagem:
1. Reconhecer e identificar a fauna presente em seu município ;
2. Conhecer a diversidade da vida nos ambientes naturais (média).
Objetivo compartilhado com as crianças: Confecção de um gibi da Turma da Mônica

Etapas Prováveis:

O QUE? COMO? PARA QUE?
1. Filme da turma da Mônica Na biblioteca Conhecer a turma
2. Biografia do autor Mauricio de Sousa Texto xerocado para os alunos, leitura feita pelo professor Diversificar o gênero textual e conhecer um pouco sobre o maior escritor de historias em quadrinhos
3. Subprojeto Cascão
• Características do Cascão
• Sequencia didática de higiene;
• Questionamentos:
 Por que o Cascão tem medo de água? E você tem medo de que?
 Por que é importante ter higiene e tomar banho? (paralelo com a sequencia didática de ciências)
 Qual a importância de se economizar água?
• Leitura dos gibis do Cascão. • Aprender que a higiene é fundamental para a nossa vida;
• Aprender a importância da preservação da água.

4. Subprojeto: Mônica
• Características da Mônica;
• Nascimento da Mônica comparando com o nosso utilizando a 1ª ficha do álbum da vida;
• Família da Mônica e a minha;
• Comemoração do Dia das Mães (homenagem na escola – música e lembrança);
• Brinquedo preferido (Sansão);
• Brincadeiras preferidas. • Sequencia didática de história – A importância da sua história para a cidade;
• Atividade Ocasional de história – Dia das mães;
• Leitura dos gibis da Mônica.
• Comparar as mudanças ocorridas no tempo;
• Diversificar o gênero textual.
5. Subprojeto Chico Bento
• Local onde vive;
• Preservação do Meio ambiente. • Projeto Meio Ambiente. • Identificar os animais presentes no município;
• Conhecer suas características;
• Saber o que é extinção.
6. Subprojeto Ronaldinho
• Características do Pelezinho;
• Copa do Mundo – local, data, organização; importância do esporte para a saúde.
• Data show com cenas sobre Copas anteriores;
• Uso do mapa-múndi para localização do país sede da Copa do Mundo;
• Aula de educação Física;
• Leitura dos gibis do Ronaldinho. • Conhecer o funcionamento da Copa do Mundo (escolha dos países, regras);
• Conhecer um pouco sobre a África do sul;
• Diversificar o gênero textual.
7. Subprojeto Cebolinha
• Características do Cebolinha;
• Troca de letras (L/R);
• A família do Cebolinha.



• Palestra com uma fonoaudióloga da rede;
• Atividades diversificadas (mudança da letra inicial, descubra o erro, pesquisa no dicionário da grafia correta das palavras;
• Atividade ocasional – Dia dos pais;
• Leitura dos gibis do Cebolinha.

• Fazer com que o aluno respeite as diferenças acolhendo e ajudando os colegas com dificuldade;
• Fazer uso do dicionário nos momentos em que surgirem duvidas na grafia das palavras ou para o conhecimento do significado das palavras;
• Diversificar o gênero textual.
8. Subprojeto Magali
• Características da Magali.
• Projeto Alimentação (Ciências);
• Leitura dos gibis da Magali.
Adquirir uma alimentação saudável.
9. Gibi da turma do 2º ano Ao final do projeto cada criança, ou dupla irão confeccionar um gibi com o personagem que quiser ou com todos, como preferir. Mostrar através da confecção do gibi os conhecimentos adquiridos sobre o gênero, qualidade textual e os fatores relevantes aprendidos durante todo o projeto.

Bibliografia
1. Gibis da Turma da Mônica
2. www.monica.com.br
Elaborado pela professora: Fabiana Borges Sáes Martinelli

Um comentário:

  1. nOSSA POR ACASO ACHEI NA REDE ISTO.... NEM VI QUE HAVIA POSTADO!!!! OBRIGADA, SINAL DE QUE GOSTOU! BJUS

    ResponderExcluir