quarta-feira, 14 de abril de 2010

Técnicas de Memorização Fáceis de Usar para Sua Aula

A aprendizagem de qualquer matéria ou competência requer o uso da memória. Embora a importância da memória varie de uma matéria para outra, o uso apropriado de umas técnicas de memorização eficazes pode facilitar e acelerar significativamente o domínio de uma nova matéria ou competência.

Neste artigo, vamos explorar algumas técnicas básicas imediatamente aplicáveis para melhorar a sua memória. Técnicas de memorização vão lhe ensinar formas de armazenar informações para um alto desempenho na sua aprendizagem.

Métodos de memorização tendem a utilizar visualização, repetição e imaginação para criar canções ou histórias de maneira a incorporar e reter a informação. Estes são apenas alguns dos meios disponíveis e há muito mais métodos e técnicas, para ajudar você a melhorar a sua memória.

Repetição – Constantemente repetir a mesma coisa ou escrever e re-escrever de novo as mesmas informações no papel são formas comuns de memorização para a maioria das pessoas. O que a maioria das pessoas não percebe é que estas técnicas de memorização não se limitam a números (aprendizagem de datas históricas, por exemplo), e podem mesmo ser utilizadas para qualquer tipo de informação.

Essas técnicas podem ajudá-lo a recordar de quase todo tipo de informação, desde listas de vocabulário de inglês até os nomes dos presidentes do Brasil. Para garantir que os detalhes sejam armazenados em sua memória, basta repeti-los mais e mais até que você esteja certo de que eles estão enraizados.

Pense em imagens –
Pensar em imagens é uma ótima maneira de lembrar detalhes, e é o jeito com que a maioria das pessoas com memórias fotográficas relembra detalhes. As pessoas podem pensar em uma vela para representar o número um, ou quando tentam lembrar o número cinco, eles poderiam pensar em uma mão, porque uma mão tem cinco dedos. Visualização é uma forma útil para ajudar a recordar-se de detalhes e esta é uma boa técnica para ajudá-lo a memorizar e recordar dados em números (datas, estatísticas…).

Criar uma história
- Criar uma história é uma técnica de memorização já um pouco mais avançada que pode ajudá-lo a recordar de informações difíceis. Para lembrar-se de palavras novas, basta por exemplo (em seu idioma ou em outro idioma), inventar uma história extravagante em que todas as palavras são usadas. Fotografe as palavras em sua mente ao mesmo tempo em que você monta a história. Recordamos de histórias facilmente, especialmente histórias loucas cujos detalhes conseguimos imaginar nas nossas mentes. Repita a história e você vai se lembrar das palavras. Quando montar a sua história, ligue a expressão de uma forma esquisita. Este método pode ser utilizado para informações complicadas e com ele exercita a sua mente e melhora a memória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário